carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Segunda turma de profissionais da Saúde passa por oficina regionalizada do e-SUS

Treinamento é promovido pelo Governo de Rondônia, na faculdade Estácio-Unijipa

 A segunda turma de profissionais da Saúde dos municípios da região central de Rondônia estão participando da oficina regionalizada para capacitação dos sistemas de informações de alimentação e nutrição do e-SUS, promovido, em Ji-Paraná, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), na faculdade Estácio-Unijipa. A Prefeitura de Ji-Paraná foi representada pelos servidores do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A oficina regionalizada foi dividida em duas turmas, com a intenção de abranger todos os municípios da região central. O treinamento com a primeira turma foi realizado entre os dias 4 e 8 de julho e, agora, a segunda turma acontece entre 18 e 22 de julho.

Durante o treinamento, são abordados os sistemas que darão suporte ao Programa de Nutrição em Saúde, como o e-Sus, a Atenção Primária à Saúde (APS) e a plataforma e-SUS Gestor.

As palestras são desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição (CEAN) da Gerência de Projetos Especiais (GPES) da Sesau e ministradas por Benito Bonfim, coordenador estadual do e-SUS.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs), que integram as equipes das dez unidades básicas de saúde (UBSs) do perímetro urbano de Ji-Paraná e também das duas unidades em Nova Colina e Nova Londrina, participaram da oficina regional.

“O Governo de Rondônia promove essa capacitação para que cada equipe possa agir diretamente nas unidades básicas de saúde. Nossos profissionais foram treinados na prática, para saber como deve ser feito o lançamento de dados nos sistemas de informação de e-SUS, para que possamos alcançar os indicadores previstos pelo Ministério da Saúde”, explicou Kattyusce Soares Rabelo, Coordenadora Programas Estratégicos do DAB.

As equipes técnicas da Sesau auxiliam os gestores da Saúde da região central de Rondônia, para que os municípios alcancem as metas e indicadores de desempenho, estimulando a migração automática aos sistemas do e-SUS.