carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMICTUR

Secretário da Semictur ministra palestra para estudantes e produtores

Turismo Rural foi tema para Dia de Campo, no Distrito de Nova Colina

Produtores rurais de Ji-Paraná e estudantes do curso de técnico agrícola da Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema participaram, na quinta-feira (27), no Distrito de Nova Colina, da palestra sobre “Turismo Rural”, ministrada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), Volnei Inocêncio.

A palestra foi realizada no sítio do produtor rural, Marinaldo Gervásio, e integrou as atividades desenvolvidas no Dia de Campo da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), que também tratou de temas como biodigestor, agroturismo e Outubro Rosa.

De acordo com Volnei Inocêncio, higiene na cozinha, banheiros limpos e com acessórios, locais de refeições arejados, colaboradores devidamente trajados, utensílios e talheres em perfeitas condições, serviço de pernoite e acomodações com banheiro interno e ar-condicionado, são alguns dos itens indispensáveis para desenvolver o turismo rural.

“O turista rural procura mais contato com a natureza, uma reconexão consigo mesmo, acompanhando as tarefas na lavoura e a criação de animais, e degustar produtos da roça”, explicou o secretário da Semictur. “É isso que as pessoas esperam de qualquer propriedade que elas forem visitar”, acrescentou.

Ele também citou o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe), desenvolvido pelo governo de Rondônia, Prefeitura de Ji-Paraná e Sicoob, que concede empréstimos no valor de R$ 300,00 a R$ 100.000,00, com juros da Selic + 0,50%, em até 36 parcelas e carência de seis meses. “Esta é uma opção para desenvolver o turismo rural”, admitiu.

Inocêncio lembrou que, por determinação do Prefeito Isaú Fonseca, foi criada em 1º de março de 2022 a Semictur. Em 6 de abril, foi aprovada a lei que instituiu o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e, em 29 de maio, ocorreu a posse dos conselheiros. “Houve a iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná de estruturar o turismo”, frisou.

Isso garantiu ao município certificados de reconhecimento do Ministério do Turismo de reconhecimento do Comtur e de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo ministério, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

FOTOS: Arquivo Semictur