carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Secretarias de Saúde dos 52 municípios de RO se reúnem em Ji-Paraná

Encontro foi sobre o Teto MAC e o cofinanciamento da Atenção Primária

Representantes das secretarias de Saúde dos 52 municípios de Rondônia se reuniram, na semana passada, em Ji-Paraná, para tratar do cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e o Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospital (Teto MAC). O encontro foi promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e aconteceu no auditório da Estácio-Unijipa.

O cofinanciamento da Atenção Primária é um repasse anual realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ela é responsável por distribuir e entregar o aporte financeiro aos municípios.

“Os representantes de cada município de Rondônia se reuniram para tratar do rateio do valor que será destinado pelo governo do estado, por meio da Sesau, da parcela que será repassada em dezembro”, destacou Wanessa Oliveira e Silva, secretária da Semusa de Ji-Paraná.

Durante a reunião, também foi discutido o aumento do Teto MAC dos municípios, que é o limite de gastos com as intervenções de média e alta complexidade nos ambientes ambulatoriais e hospitalares.

“Tratamos sobre as produções ambulatoriais e internações hospitalares que são produzidas pelos municípios e o repasse pelo governo do estado, que está abaixo da produção dos municípios”, afirmou Wanessa.

A secretária de Ji-Paraná afirmou ainda que, no encontro, ficou definido que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems-RO), por meio de uma comissão especial, apresentará à Sesau a defasagem no valor do Teto MAC e solicitará que o valor seja repassado pelo governo estadual.

FOTOS: André Negrete