carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMASF

Seas realiza avaliação periódica dos programas assistenciais da Semasf

Foram monitorados os programas Criança Feliz, Crescendo Bem e Mamãe Cheguei

A equipe técnica da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) realizou a avaliação periódica dos programas Criança Feliz, Crescendo Bem e Mamãe Cheguei, oferecidos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Os coordenadores dos programas e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) reuniram-se no auditório da Semasf, na terça-feira (29).

A Seas avaliou os atendimentos nos Cras e Creas, o acompanhamento gestacional das assistidas pelo Mamãe Cheguei, prestação de apoio técnico e esclarecimento de dúvidas em relação aos decretos de regulamentação n° 24.640/2019 e 26.906/2022, avaliação de ofertas de atividades complementares e o preenchimento do Sistema de Cadastramento de Benefícios (Siscab).

O programa estadual Mamãe Cheguei concede kit enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social e econômica, assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Cras e pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Segundo dados da coordenadora do programa Mamãe Cheguei, Vanuza Fernandes, em 2021, foram 13 mulheres grávidas assistidas. Agora, no primeiro semestre de 2022, mais de 150 kits de enxovais foram entregues às gestantes cadastradas em Ji-Paraná.

O programa federal Criança Feliz e o estadual Crescendo Bem têm o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos, ou até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a coordenadora dos programas Criança Feliz e Crescendo Bem, Leila Fonseca, foram positivos os resultados nos seis meses de 2022. “Recebemos muitos elogios pelo andamento dos programas. Realizamos mais de 3.000 mil atendimentos domiciliares até junho pelo Criança Feliz”.

O Programa Crescendo Bem, iniciado em abril deste ano, obteve um aumento significativo em pouco tempo. Iniciado com 17 famílias em abril, o programa Crescendo Bem atendeu 36 famílias, em maio, e 100 em junho. A previsão para o mês de julho é que esse número dobre. Cada família é assistida financeiramente com o auxílio de R$ 100 reais mensais.