carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Sarau reúne estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino

Foram apresentados trabalhos sobre cultura de diversas regiões

 

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participaram, na quarta-feira (5), do 2º Sarau Cultural, Faces da Cultura Brasileira, realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A mostra aconteceu no período da tarde, no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), com alunos das escolas da área rural e de Educação Infantil e, à noite, com escolas de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A proposta, segundo técnicos da Superintendência de Ensino da Semed, foi de promover uma imersão cultural de natureza artística para todos os estudantes das escolas municipais. No Sarau, os alunos das 34 escolas expressaram suas experiências literárias, musicais, teatrais, entre outras manifestações artísticas carregadas de significados.

O evento serviu também de espaço para a troca de experiências, apresentação, apreciação, produção e divulgação das práticas artísticas trabalhadas em cada unidade de ensino, visando a ampliação do repertório cultural dos estudantes, bem como contribuição da arte na formação como cidadãos.

As escolas escolheram as apresentações de acordo com a cultura regional brasileira das regiões Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Nordeste. Para a produção das apresentações, os alunos pesquisaram sobre cada região para conhecerem diversas manifestações culturais brasileiras.

“É um momento importante para o desenvolvimento do estudante de uma forma completa. É pela cultura que se forma cidadãos preocupados com as riquezas brasileiras, não só a material, mas também a riqueza do nosso patrimônio imaterial, pois serve como instrumento de referência à identidade de todo brasileiro”, destacou o secretário municipal de Educação, Ivanilson Araújo, que fez, como educador, escritor e poeta, questão de participar da abertura do evento cultural.