Governo de Rondônia e a Prefeitura atuam em conjunto
Mais de 30 quilômetros de ruas e avenidas de Ji-Paraná, que foram danificadas pela implantação da rede de esgotamento sanitário, já receberam a restauração do asfalto. O governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná atuam em conjunto, com quatro frentes de trabalho simultâneas, para recuperar as vias.
As ações contam com equipes do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER), da Secretaria Estadual das Obras e Serviços Públicos (Seosp) e das secretarias municipais de Planejamento (Semplan) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
“Estive reunido com o diretor-geral do DER, Eder Fernandes Dias, e o secretário da Seosp, Erasmo Meireles e Sá, tratando sobre a recuperação das ruas, para que possamos evoluir, com mais agilidade”, explicou o secretário da Semplan, Pedro Cabeça Sobrinho.
Nesta semana, os trabalhos da prefeitura se concentraram nas ruas Angelim (T-18) e Mogno (T-19), no trecho entre a rua Tarauacá e avenida Edson Lima do Nascimento (Linha 94), e na rua Santa Clara, entre Triângulo Mineiro (T-8) e a avenida das Seringueiras (T-14). Semplan e Semosp já estão preparando a Linha 94 para receber os trabalhos de recuperação.
As equipes do DER atuaram na restauração da pista na T-14, no sentido à Linha Santa Rita, em um trecho de aproximadamente 800 metros. Outra equipe do estado se concentra na rua Amapá, no trajeto entre as ruas do Ipê (T-17) e Cedro (T-23).
Com o valor aproximado de R$ 200 milhões, a implantação da rede de esgoto é executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto de esgotamento sanitário de Ji-Paraná tem cerca de 400 km de extensão e prevê a construção de estações de tratamento de efluentes (ETE), de bombeamento e oito lagoas para contenção de dejetos.
—
FOTOS: Marcelo Morais