carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Programa Criança Feliz promove ciclo de palestras para famílias assistidas

Cras São Francisco é a primeira unidade a participar das ações do Agosto Verde

 

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco, no 2° distrito, foi a primeira unidade a promover as ações do Agosto Verde do Programa Criança Feliz (PCF), em referência à conscientização da primeira infância. A palestra realizada pelo psicanalista e pedagogo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Gustavo Piovezan, reuniu mais de 40 mães e filhos, na quinta-feira (4).

A ação busca intensificar um diálogo com as mães, que desde a gravidez são assistidas pelos Cras, com o Programa Mamãe Cheguei e inseridas no PCF após o nascimento das crianças, para enfatizar os cuidados e o desenvolvimento na formação desta fase de 0 a 6 anos. O Cras São Francisco acompanha 75 famílias do PCF, onde as visitas domiciliares ocorrem semanalmente.

Segundo a coordenadora do PCF, Leila Fonseca, o Agosto Verde é mais uma ação para inserir atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância, com representantes da sociedade civil e governamental. Ela afirma ainda que esses cuidados são fundamentais para o desenvolvimento e capacidade cognitiva desses futuros jovens.

As atividades serão desenvolvidas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com a Unir. O tema “Atitudes Positivas e Negativas na Primeira Infância” aborda questões diárias que ocorrem com as crianças.

Para a pedagoga do Cras Roda Moinho e supervisora do PCF, Elizeth Santana, o palestrante abordou assuntos voltados às mães que cuidam das crianças e esclareceu muitas dúvidas das mesmas. Santana ressaltou ainda que muitas mães solos relatam a dificuldade do abandono paterno e de traumas familiares.

A próxima unidade a receber as ações do Agosto Verde do PCF será a o Cras Roda Moinho, também no 2° distrito, na próxima quinta-feira (11). As unidades dos Cras Jardim do Migrantes e Morar Melhor estão programadas para as semanas seguintes durante o mês de agosto.