carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de fevereiro de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Profissionais passam por capacitação sobre vacina bivalente contra Covid

A primeira fase da campanha da imunização inicia no dia 27 de fevereiro

Os vacinadores da Prefeitura de Ji-Paraná passaram por uma capacitação, na segunda-feira (13), sobre o imunizante bivalente contra a Covid-19. O treinamento foi promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no Centro Universitário São Lucas. A primeira fase da campanha de imunização inicia no dia 27 de fevereiro.

A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Luzanira da Costa Moraes, Eliza Ferraz e Maria Goreth Filgueiras de Lima, da Coordenação Estadual de Imunizações. A ação contou com a presença da secretária da Semusa, Maria Edenite de Aquino Barroso, e dos vacinadores do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Divisão de Imunização.

Pessoas com mais de 60 anos, moradores de instituições de longa permanência, imunocomprometidos e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas integram os grupos prioritários da primeira fase. Para receber a vacina bivalente, é necessário ter finalizado o esquema primário (primeira e segunda doses) e ter quatro meses de intervalo entre a última dose e o reforço.

“Quem não recebeu nenhuma dose, deverá iniciar o esquema vacinal com as doses 1 e 2 e, posteriormente, com a bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente. As equipes já estão capacitadas e, assim que o município receber as doses, poderemos dar início à aplicação, com os grupos priorizados”, esclareceu a enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera.

A fase 2 da campanha é composta por gestantes e puérperas e se inicia em 20 de março. A partir do dia 17 de abril começa a fase 3, com a vacinação dos profissionais da Saúde. A fase 4 começa em maio, com a imunização de pessoas com deficiência permanentes, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

Marco Bernardi
fotos: Marcelo Morais