carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Profissionais do CAPS seguem com programação do Setembro Amarelo

Na segunda, palestra foi realizada no Centro Universitário São Lucas

Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II) seguem com a programação da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida. Na segunda-feira (12), o médico psiquiatra Wendell Jânio de Oliveira ministrou palestra com os alunos do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou as ações da campanha na Escola Municipal Professor Irineu Antônio Dresch, na zona rural de Ji-Paraná. Posteriormente, estudantes e professores do Instituto Estadual de Educação (IEE) Marechal Rondon receberão a palestra do Setembro Amarelo.

Segundo o gerente-geral do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), Relrisson de Souza Soares, as atividades fazem parte do cronograma planejado pelo CAPS, com o intuito de chamar a atenção da sociedade, especialmente de crianças e adolescentes, para a prevenção ao suicídio e à valorização da vida.

“Neste mês e setembro, todas as atenções estão voltadas ao alerta e à conscientização da população sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. Porém, esse trabalho é realizado constantemente, durante todo o ano, pelos profissionais do CAPS II”, destacou Relrisson Soares.

A programação segue, na quarta (14), com palestras na Escola Municipal Ulisses Matosinho, na zona rural, às 8h, e no CRAS Morar Melhor, no bairro Colina Park (1º distrito), às 9h30. Na sexta-feira (16), a Escola Estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, recebe a ação da Campanha Setembro Amarelo.

No cronograma, ainda estão atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na próxima quinta-feira (22), às 8h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf) e Igreja Batista do bairro BNH, no dia 25 de setembro, às 19h.

Em 2022, o tema do Setembro Amarelo será “A vida é a melhor escolha!”. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), preparou programação com palestras e rodas de conversa nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município e em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino.

Durante o mês, o centro disponibiliza a equipe técnica para eventos e palestras referentes ao Setembro Amarelo. Entidades e empresas, que tenham interesse, podem solicitar a ação com a direção técnica do centro, por ofício enviado ao e-mail capsraiodeluz@gmail.com ou pessoalmente.

O CAPS II – Raio de Luz está localizado na avenida Dom Bosco, número 1391, em frente ao Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no bairro Dom Bosco (1º distrito). O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.