carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Profissionais da Saúde participam de capacitação da Agevisa

Treinamento visou o combate à Covid e outros imunobiológicos

 

Profissionais da Saúde da Prefeitura de Ji-Paraná participaram da 1ª Capacitação em Salas de Vacina, promovida pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO), em Porto Velho. O treinamento foi dividido em duas turmas, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem e visando o combate ao coronavírus (Covid-19) e outros imunobiológicos.

A primeira turma foi promovida no período entre 2 e 11 de novembro, com aulas teóricas e práticas, realizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) da capital. Participaram a técnica de enfermagem Tássila Cristina Basílio, a enfermeira Rariene da Silva Leal e Cristiane Della Libera, enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, acontecem as aulas da segunda turma. Nesta oportunidade, participam a enfermeira responsável da UBS 2 de Abril, Lucia Borba Correia Soares e Marlene Alencar, diretora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Departamento de Atenção Básica (DAB).

A capacitação tem carga horária de 80 horas, sendo dividida, igualmente, entre a parte teórica, que ocorreu em um hotel de Porto Velho, e prática, realizada nas UBSs da capital. O treinamento tem o objetivo de qualificar os profissionais para a vacinação contra a Covid, especialmente em crianças de 6 meses até menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), e a imunização contra outras doenças.

A ação está de acordo com as indicações do Programa Anual de Saúde (PAS) e aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES-RO). Posteriormente, os servidores que participaram da capacitação atuarão como replicadores, repassando as informações aos demais profissionais das salas de vacina de Ji-Paraná.

FOTOS: Acervo Semusa