carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMOSP

Prefeitura segue com obras nas caixas de bueiros na Manoel Franco

A obra facilitará o escoamento das águas no período chuvoso

Seguem em ritmo intenso os trabalhos de construção de caixas de bueiros, interligando a rede de drenagem pluvial da rua Manoel Franco, bairro Jorge Teixeira, no 2º distrito. Das cinco caixas programadas, quatro já estão concluídas. A obra executada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), interliga os tubos usados para o escoamento das águas no período chuvoso.

Medindo aproximadamente 450 metros de extensão, a rede de drenagem começa no cruzamento da avenida Brasil com a rua Manoel Pinheiro Machado (T-26), contornando a Manoel Franco e chegando à rua Argemiro Luiz Fontoura (T-28). O investimento é de cerca de R$ 700 mil, por meio de parceria com o Governo de Rondônia e contrapartida da Prefeitura.

Duas caixas estão na T-26 e outras duas na Manoel Franco, a última, ainda a ser construída, com saída da água, será na T-28. A caixa de bueiro faz a junção dos tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), que medem 1,5 metro de diâmetro e 5 m de extensão. A água captada pela rede de drenagem será escoada até uma propriedade no início da zona rural, um local considerado ideal para o deságue.

A obra irá corrigir um antigo problema de infraestrutura na região do bairro Jorge Teixeira. Uma galeria construída na avenida Brasil deságua na T-26, o que provocava alagamentos no período chuvoso, prejudicando moradores e colocando em risco parte do muro do Cemitério da Saudade.

Além da drenagem pluvial construída na rua Manoel Franco, nos últimos meses, vários bairros foram atendidos com serviços como reparos, instalação de grades, construção de boca de bueiros e desobstrução de galerias. As obras irão reforçar o sistema de drenagem, além de permitir o escoamento adequado das águas da chuva.

“Essa é uma obra que levará mais dignidade para as famílias da região, que sofrem com a época de chuvas em razão da falta de uma rede de drenagem adequada que enfim será resolvida pela nossa gestão”, frisou o Prefeito Isaú Fonseca.