carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12 de dezembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Prefeitura realiza até 300 castrações gratuitas por mês em cães e gatos

Serviço é voltado para animais de famílias com renda de até 3 salários

Todos os meses, a Prefeitura de Ji-Paraná realiza até 300 castrações gratuitas em cães e gatos. O cadastro pode ser realizado na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.

O programa é voltado para animais de famílias com renda mensal de até três salários mínimos e o procedimento é realizado em clínicas conveniadas parceiras. A idade mínima dos animais é de seis meses, para cães e gatos fêmeas, 1 ano para felinos machos e de 10 meses em cachorros machos.

Os interessados devem comparecer à UVZ para realizar o cadastro, portando documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência atualizado, além de documento que comprove que a família se enquadre no limite de renda (até três salários mínimos). Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.

“Com a campanha, a Prefeitura de Ji-Paraná visa reduzir o número de animais errantes, que são aqueles que vivem em situação de rua. A castração tem resultados positivos na saúde dos pets, com a diminuição das chances de eles desenvolverem doenças”, explicou a diretora da UVZ da Semusa, Vanda Aparecida Basso.

A diretora ainda detalhou que a campanha de castração tem o objetivo de promover o controle populacional de cães e gatos, especialmente de animais de rua; prevenção de zoonoses e o estímulo e conscientização da população sobre a importância do procedimento. A UVZ fica localizada na rua Alvino Vieira (antiga rua Mil e Cem), nº. 400, bairro São Cristóvão (2º distrito).

FOTOS: Arquivo CCS