Atendimento foi realizado com estudantes e professores de Medicina Veterinária
Estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná participaram de uma ação com esquema de pré-exposição da vacina contra a raiva, promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A ação ocorreu nos dias 9 e 16 de maio, em duas terças-feiras consecutivas, e ofereceu o esquema de vacinação pré-exposição em duas doses. Mais de 100 alunos e docentes participaram da campanha. Quem não recebeu a segunda dose deve procurar a unidade básica de saúde (UBSs) de referência em seus bairros para completar o esquema vacinal.
A enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera, enfatizou a importância da prevenção da raiva, que é uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer mamíferos, inclusive o ser humano.
“A raiva é uma doença de extrema importância para a saúde pública, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano, que é transmitido por cães e gatos, e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal. Além da disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras”, afirmou Cristiane.
A profilaxia pré-exposição contra a raiva, realizada por meio da aplicação de vacinas, é indicada às pessoas que, devido à atividade profissional, correm maior risco de exposição ao vírus, como veterinários, colaboradores de pet shops, pesquisadores, entre outros.
–
Marco Bernardi
FOTOS: Acervo Semusa