Ação foi realizada na manhã desta quinta-feira na Transportes Bertolini
Uma roda de conversa sobre saúde mental foi realizada com os colaboradores da empresa Transportes Bertolini. A ação foi promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Saúde do Trabalhador (Disat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na manhã desta quinta-feira (20).
“Promover um ambiente de trabalho saudável é uma forma de cuidar da saúde mental dos colaboradores. Consequentemente, ajudando a aumentar a produtividade da equipe. Com a proposta, promovemos a roda de conversa com interações voltadas à saúde mental no ambiente de trabalho”, explicou a diretora da Disat da Semusa, Caroline Alexandre Bortolotti.
Ela também destacou que o adoecimento mental é complexo, uma vez que envolve vários fatores, como motivações biológicas, casos nas famílias e questões sociais, e que o tratamento adequado deve considerar a complexidade do tema e buscar uma abordagem personalizada e multidisciplinar.
“A proposta é possibilitar que as empresas ampliem seu olhar para esse tipo de adoecimento. Entendendo também que, muitas vezes, uma pessoa que sofre com transtorno mental ou comportamental não vai contribuir com a empresa. Por isso, é importante promover uma atenção adequada e o acesso correto à reabilitação”, afirmou.
Uma ação similar foi realizada nos dias 18 e 25 de janeiro, no 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM-Batalhão Tiradentes), integrando a programação da Campanha Janeiro Branco, mês de conscientização e promoção da saúde mental e emocional. Palestras e rodas de conversa podem ser solicitadas na Disat, por meio e-mail (saudedotrabalhador_disat@outlook.com).
—
Marco Bernardi
FOTOS: Marcelo Morais