carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de janeiro de 2023

AMT CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Prefeitura programa vistoria em veículos do transporte escolar

AMT juntamente com outros órgãos farão a inspeção veicular

Visando garantir a segurança de condutores e usuários, no período de 26 de janeiro a 3 de fevereiro, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), realizará a vistoria preventiva nos ônibus que compõem a frota contratada pela Prefeitura de Ji-Paraná para o transporte escolar das crianças e adolescentes do município.

A inspeção veicular será realizada pela AMT, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da equipe de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Participam ainda, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ministério Público (MP) e a Superintendência Geral de Apoio ao Transporte (Sugat). Ao todo, 75 ônibus serão inspecionados, sendo 21 do município e 54 terceirizados.

O objetivo é observar requisitos básicos, como as condições dos veículos, documentação e itens de segurança. Obrigatoriamente, a vistoria de segurança acontece nos ônibus e vans escolares a cada semestre do ano. Em Ji-Paraná, as aulas na rede municipal de ensino terão início no dia 13 de fevereiro.

Seguindo o que instrui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Lei 9.503 (1997), dentre os requisitos a serem inspecionados serão verificados itens como faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação “Escolar”, em preto; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; lanternas; cintos de segurança; pneus e a higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos.

Para o presidente da AMT, Oribe Alves Júnior, com a vistoria da frota, as chances de acidentes caem significativamente. Primeiramente, serão inspecionados os veículos da Semed e das empresas terceirizadas que atendem ao município. Posteriormente, será a vez dos ônibus e vans que realizam o transporte privado.

“A inspeção é realizada a cada seis meses em todos os veículos responsáveis pelo transporte escolar. O município conta hoje com uma frota de 75 ônibus, entre veículos próprios e terceirizados”, ressaltou o presidente.

FOTOS: Marcelo Morais