Melhoria é um procedimento necessário antes da aplicação do asfalto
A parte da rua Fernandão, pavimentada com bloquetes, no bairro Dom Bosco, foi preparada para receber recapeamento asfáltico, serviço executado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em apenas um dia de trabalho. O melhoramento foi iniciado e concluído na terça-feira (12).
O trabalho de preparação consiste em aplicar sobre o trecho pavimentado com bloquetes um produto de ligação, espécie de colante chamado RR-1C. O produto serve para ligar o piso de bloquetes à camada de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), que é aplicada e nivelada na sequência. Desta forma, o local está pronto para posteriormente receber o recapeamento definitivo.
“Embora tendo sido um serviço realizado com CBUQ, trata-se apenas de um trabalho de preparação para o recapeamento a ser realizado posteriormente com a espessura de 5 cm, porém, mesmo não sendo a obra concluída, já há um ganho na melhoria da trafegabilidade”, informou Aguinaldo de Paiva Batista (Roni), chefe da Equipe de Asfalto-1 Tapa-buraco/Recapeamento.
Os recapeamentos concluídos pelas equipes de asfalto integram as ações do Programa Poeira Zero, implementado pela Prefeitura de Ji-Paraná. Em 2021, foram concluídos 35 km e, neste ano, a previsão é de que mais 65 km recebam a melhoria, totalizando 100 km em dois anos.