carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMOSP

Prefeitura intensifica pavimentação de ruas no bairro Riachuelo

Poeira Zero segue na preparação de ruas em outros dois bairros

Foram intensificadas, nesta semana, as obras de pavimentação asfáltica de quase 5 quilômetros de ruas do bairro Riachuelo, no 2º distrito. A ação está sendo executada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e faz parte do programa Poeira Zero, em parceria com o Tchau Poeira, do governo de Rondônia.

Na quinta-feira (23), foram concluídos cerca de 300 metros de pavimentação na rua Carlos Luz (T-3), entre as ruas Xapuri e Santa Clara, que se soma ao trecho de 200 metros asfaltados no fim de maio, durante o lançamento da fase de aplicação da massa asfáltica. As ruas Padre Silvio Michelzzi (T-2), Nereu Ramos (T-4) e Ranieri Mazilli (T-5) estão com as bases prontas e devem ser as próximas a receber a pavimentação.

No período de cinco dias, um volume de 1.200 m³ de Brita Graduada Simples (BGS) e 432 m³ de pedra rachão foram aplicados em trechos das ruas Adolfo Fuhrmann (T-27) e Campo Grande (K-2), bairro Alto Alegre, com nivelamento e compactação.

Somadas, as quantidades de BGS e pedra rachão lançadas, niveladas e compactadas, atingiram o volume de 1.632 m³, distribuídos por 1,8 km de vias.  O rebaixamento de solo foi outra atividade desenvolvida nas ruas das Flores (bairro Santiago); e Brasiléia, Imburana (T-21) e Castanheira (T-22), no bairro Jorge Teixeira (2º distrito).

De acordo com Odair Berger, diretor de Obras do Programa Poeira Zero, o rebaixamento de solo consiste na retirada de 45 cm de solo, colocação de 20 cm de pedra rachão na sub-base e mais 20 cm de BGS na base, seguida da pavimentação com 5 cm de espessura de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Ainda segundo o diretor de obras, na fase de asfaltamento serão focados detalhes de acabamento, dotando as vias com sarjeta de 30 cm e meios-fios de fabricação própria, medindo 10 cm de largura por 25 cm de altura. Tudo foi pensado para entregar à população um serviço de qualidade.

As obras de preparação para o Programa Poeira Zero seguem dentro da normalidade estabelecida no cronograma. Já foram rebaixados mais de 12 km de ruas, aplicada pedra rachão em quase 11 km e de BGS em quase 7 km. Foram utilizados quase 15.000 m³ de pedra rachão e mais de 5.800 m³ de BGS.