Ações são voltadas para conscientização no combate ao abuso e exploração sexual
Mais uma ação da Campanha Maio Laranja foi realizada pela equipe da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), para conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesta segunda-feira (15), a atividade foi de panfletagem no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com os motoristas e público que trafegam pela rodovia BR-364.
Segundo a coordenadora do Creas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Glécia Ranny Alves, aproximadamente mil pessoas participaram das ações de conscientização nas escolas municipais e estaduais, nas unidades de assistência social e pit stop. Ela reforçou que os trabalhos seguem com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
As apresentações continuam, nesta segunda-feira, às 14h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jorge Teixeira, no Distrito de Nova Londrina. Amanhã (16), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco, às 8h, e na Escola Estadual Professor José Francisco dos Santos, às 8h, e também na subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 8h, com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rio Urupá.
No dia 18 de maio, a caminhada inicia no Ministério Público de Rondônia (MPRO), na avenida 6 de maio, bairro Urupá (1° distrito), a partir das 8h. O percurso será até a Semasf, em frente ao Feirão do Produtor Rural. A passeata marca a data, estabelecida pela Lei Federal 9.970/2000, em que uma menina de 8 anos, de Capixaba (ES), foi morta com crueldade por vários homens. Em 2023, o crime completa 50 anos e continua impune.
—
Gabriela Suematsu
Foto: Marcelo Morais