carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de maio de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Prefeitura de Ji-Paraná inicia ações de conscientização da Campanha Maio Laranja

Tema trata do combate ao abuso e exploração sexual à criança e adolescente

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), reuniu, nesta quarta-feira (3), representantes da rede de proteção para o início das ações da Campanha Maio Laranja. O tema trata do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Nacional estabelecido no dia 18 de maio pela Lei Federal 9.970/2000.

Para o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), é uma campanha que promove a unificação de todos os representantes dos órgãos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes. Ele solicitou que as pessoas com conhecimento de alguma situação de risco de vulneráveis, que denuncie pelo Disque 100.

Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, as atividades ocorrem durante o mês para reforçar a importância de combater e denunciar os abusos. Ela informou que a ação faz parte do Calendário Colorido da pasta e da campanha nacional do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), que promove a conscientização das pessoas no combate à violência.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem a equipe responsável pelas atividades que serão realizadas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas escolas municipais e estaduais, e na Caminhada Faça Bonito.

A programação inicia, na sexta-feira (5), com a palestra no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Felipe Anselmo Abreu de Souza, às 8h. No dia 8 de maio, a palestra ocorre na Escola Estadual Professora Edilce dos Santos Freire, às 8h, e no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Morar Melhor, às 11h30.

As ações seguem no dia 9 de maio na Escola Estadual 31 de Março, às 8h; no dia 10 de maio, nas unidades dos Cras Jardim dos Migrantes, às 8h, e no Roda Moinho, às 14h; no dia 11 de maio, palestra com os personagens Pipo e Fifi nos CMEIs Nelson Dias e Olivia Brito, ambos às 8h, com duas equipes técnicas.  No dia 12 de maio, a palestra segue na Escola Estadual Sílvio Micheluzzi, às 8h.

O ciclo continua no dia 15 de maio com o pit-stop no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Ji-Paraná, às 8h; no dia 16, as apresentações seguem no Cras São Francisco, às 8h, e na Escola Estadual José Francisco, às 8h. A Caminhada Faça Bonito ocorrerá em dia 18 de maio, com saída do Ministério Público de Rondônia (MPRO) até a sede da Semasf.

Segundo dados apresentados na reunião pela coordenadora do Creas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Glécia Ranny Alves, no primeiro quadrimestre de 2023, foram 109 casos acompanhados. Deles, 42 se configuram em abuso sexual. Ela reforçou que a equipe do Creas realizou, em 2022, mais de 884 atendimentos individuais às pessoas com os direitos violados e 297 visitas domiciliares.

Foram representantes do MPRO, da Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal, Ordem dos Advogados (OAB), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), dos Tribunais de Justiça (TJ) e do Regional do Trabalho (TRT), Conselheiros Tutelares e vereadores do município.

Gabriela Suematsu

Foto: Talita Luana