carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 de janeiro de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMES SEMOSP SEMPLAN

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia construção de quadras de beach tennis

Projeto envolve as secretarias de Planejamento, Esporte e de Obras

Objetivando oferecer novas opções de lazer por meio do esporte, a Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na terça-feira (24), o projeto para a construção de três quadras poliesportivas de areia, para a prática do beach tennis, futevôlei e vôlei. As novas praças esportivas serão instaladas na área interna do Centro Desportivo de Lazer, Walmar Meira (Cedel-BNH), 2º distrito.

A Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) é responsável pela elaboração do projeto que será executado por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Responsável pela administração do espaço, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) cuidará da aquisição de materiais para a prática da modalidade.

O secretário da Semplan, Pedro Cabeça Sobrinho, informou que o projeto é um pedido do Prefeito Isaú Fonseca e do presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB), e será executada diretamente Prefeitura de Ji-Paraná. Ele salientou que o pedido vai atender aos pedidos para a prática de um novo esporte que está crescendo na cidade, com os adeptos de beach tennis.

O projeto desenvolvido pela arquiteta e urbanista da Semplan, Iza da Costa Almeida e o engenheiro civil, Clayver Pissinati, contempla uma área de 1.080 m², cada quadra medindo 360 m². Ela contará com alambrado, iluminação de led e arquibancada para o público acompanhar os jogos. As novas quadras irão substituir as de areia, já existentes no local.

A secretária da Semes, Sônia Reigota, reforçou que o projeto será realizado por três secretarias municipais, e que a pasta já está em processo para aquisição de materiais para fornecer aos praticantes. Segundo ela, um novo projeto de revitalização e reforma do Cedel-BNH está em andamento e atenderá melhor aos frequentadores do 2º distrito.

O secretário da Semosp, Rui Vieira, informou que a pasta irá adquirir os materiais para execução da obra, de acordo com o projeto entregue pela Semplan, e finalizado o mais rápido possível para utilização e prática de esportes. Ele informou que a Semosp atua periodicamente no setor de limpeza.

De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o beach tennis, esporte criado a partir da prática do frescobol, nasceu em 1987, na província de Ravenna, na Itália. Em 1996, o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, a modalidade tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas se modificam ao longo dos anos.

A modalidade chegou ao Brasil, em 2008, no Rio de Janeiro. Desde então, vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

——–

Fotos: Maria Elis