carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMURFH

Prefeitura avança com ações de regularização fundiária

Semurfh cria força tarefa para agilização dos processos

Continuando com as ações do projeto “Título Já”, voltado para regularizar terrenos urbanos, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semurfh), criou uma força-tarefa para agilizar o cadastramento de lotes e delimitações dos novos bairros da cidade. O levantamento servirá ainda para a definição das áreas dos bairros Geraldo Alvin, Santa Marta e Setor de Chácaras Garcia (1º distrito).

Com a finalidade conduzir o processo de legislação permanente dos moradores de áreas urbanas, irregularmente ocupadas para fins de moradia, começa, na segunda-feira (20), o cadastramento de moradores das proximidades do bairro Santiago (km-5). A ação contará com a parceria da vereadora Janeth de Almeida (Patriota).

O projeto “Título Já”, homologado em 2014, entre governo de Rondônia e Prefeitura de Ji-Paraná, visa à titularização de mais de 120 lotes urbanos. Desses, 13 mil títulos já foram entregues e outros sete mil estão em fase de preparação. O estado entra com o repasse de três mil títulos e os outros quatro mil são do município.

De acordo com o secretário da Semurfh, José Luís Vargas, a intenção é garantir a permanência das pessoas no local onde vivem, porém em situação regular, entregando a eles a posse legal dos terrenos. “Nosso objetivo é a entrega da titulação aos seus ocupantes, com prioridade para as famílias de baixa renda”, frisou.

José Luís adiantou que os próximos bairros a serem beneficiados pelas ações do projeto Título Já são o Novo Horizonte, Habitar Brasil, Novo Urupá e quadras do setor 301, zona periférica dos bairros JK, Nossa Senhora de Fátima e Valparaíso.

A regularização fundiária traz várias vantagens para a cidade ao possibilitar a oficialização da denominação de logradouros públicos e facilitar a implantação ou ampliação dos serviços públicos em regiões carentes. Já para o morador, é vantajoso por ele se tornar dono legal do imóvel em que reside e conquistar um endereço oficial reconhecido pela cidade e instituições.

Chico Limeira
FOTOS: Marcelo Morais