carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Prefeitura amplia HM para aumentar número de cirurgias mensais

Com a reforma, município poderá fazer até 30 procedimentos a mais

A ala cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz está passando por ampliação para possibilitar que o município aumente a quantidade mensal de cirurgias eletivas realizadas na unidade. Segundo dados da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualmente, o HM realiza cerca de 90 procedimentos por mês.

O diretor-geral do Hospital Municipal, Diogo de Souza Oliveira, explicou que no começo do ano a demanda de cirurgias eletivas era menor, mas o número foi crescendo gradativamente e, por isso, houve a necessidade de ampliar a ala cirúrgica, para que o município consiga atender aos pacientes.

“Serão dez novos leitos, para que possamos aumentar o quantitativo de cirurgias eletivas no município. Além dos leitos, também vamos contar com duas enfermarias e um posto de enfermagem. Com isso, vamos conseguir realizar cerca de 30 procedimentos a mais por mês”, explicou o diretor-geral do HM.

O hospital também está recebendo obras na rede de drenagem para águas da chuva e de paisagismo, com a construção de áreas de descanso para pacientes, acompanhantes e servidores. A obra é executada com mão de obra e recursos próprios (administração direta) da Prefeitura de Ji-Paraná.

“Além de embelezar a estrutura do Hospital Municipal, também estamos trazendo mais segurança aos pacientes e profissionais da Saúde. Durante muitos anos, esses bueiros ficaram sem manutenção, isso trazia um aspecto ruim ao hospital. Agora, além de melhorar a questão da drenagem, também vamos contar com áreas de descanso”, explicou Diogo Oliveira.

As áreas de descanso estão sendo construídas nos espaços abertos entre as alas da unidade hospitalar e contam com decks de madeira, bancos e jardinagem, e paisagismo. A obra trará melhorias na harmonia, acomodação e locomoção dentro do hospital.

O Hospital Municipal também começou a ser equipado para a implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). O espaço contará com aparelhos de Raio-X digitais e analógicos, sistema de radiologia computadorizada e aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia.

“Estamos equipando nosso Hospital Municipal para melhorar o atendimento e trazer mais conforto aos pacientes. O Centro de Diagnóstico por Imagem de Ji-Paraná será o único da Rondônia e o mais completo da região Norte do Brasil. Ele é um sonho antigo da população, que está se tornando uma realidade”, comemorou o Prefeito Isaú Fonseca.