O prefeito Isaú Fonseca (MDB), na manhã desta quinta-feira (01), recebeu no gabinete da prefeitura, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado (Idaron) e da EMATER-Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para definir os detalhes do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia para 2021.
O festival de iniciativa da Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (Acripar) e do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater, em parceria com Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o objetivo do festival é promover e divulgar o tambaqui no Estado. “Somos o maior produtor de peixe nativo de cativeiro do Brasil, mas o consumo pelos rondonienses ainda é muito baixo”, disse.
Para 2021 o evento foi programado para acontecer no dia 19 de setembro, simultaneamente em 30 municípios rondonienses. Ji-Paraná está entre as cidades que estarão sediando o evento. Toda renda será revertida às entidades beneficentes.
Para o prefeito Isaú Fonseca, “o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia será um presente para nossa cidade. Em nome de nossos piscicultores, agradecemos e vamos receber toda a organização de braços abertos, ajudando no que for possível”. Disse.