carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMICTUR

Prefeito Isaú Fonseca faz entrega de carteiras marítimas

A iniciativa para emissão do documento foi da Semictur

 

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, fez a entrega das primeiras carteiras de aquaviários que atuam na condução de embarcações no município. A iniciativa para emissão do documento foi da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e a solenidade foi realizada na quarta-feira (23), no Palácio Urupá.

“Esta foi a forma que a prefeitura encontrou para habilitar e profissionalizar nossos condutores de embarcações. As novas habilitações devem tirar da informalidade dezenas de pessoas e garantir mais segurança em nossos rios da região”, afirmou Isaú Fonseca.

A Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) ou Carteira de Aquaviário é um documento de habilitação com os dados pessoais de quem atua na condução e transporte de embarcações. Ela é direcionada para pessoas que desejam trabalhar como aquaviário. O documento é emitido pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de cada estado.

De acordo com o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, a iniciativa foi idealizada para tirar da informalidade os condutores ji-paranaenses. “Desde o início, nossa intenção foi profissionalizar para desenvolver o ecoturismo e a Marinha do Brasil entendeu esse propósito”, garantiu.

Segundo ele, os condutores de embarcações foram cadastrados e foi oferecido o curso de aquaviários, que é online e teve duração de uma semana. “Em Ji-Paraná, nós já conseguimos habilitar 13 pessoas [nove já foram entregues] que agora estão aptas a conduzir suas embarcações”, admitiu.

O policial penal Adilson da Silva, que recebeu a carteira na quarta-feira, lembrou que o documento é indispensável, inclusive, para conduzir embarcações durante os períodos de cheias dos rios para retirada da população ribeirinha. “Mesmo sendo uma situação de emergência, o condutor precisa estar habilitado”.

O instrutor Weverton de Oliveira Duarte já atua no setor de ecoturismo e ministra curso de canoagem (caiaque). Segundo ele, a habilitação como aquaviário vai tornar o transporte de passageiros pelos rios mais seguro e difundir o esporte com escolinhas de iniciação.

FOTOS: Maria Elis