carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Prefeito inaugura o novo laboratório do Hospital Municipal

A cerimônia oficial foi realizada na manhã desta segunda, 3

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, participou da cerimônia oficial de inauguração do novo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, realizada na manhã desta segunda-feira (3). A unidade da Prefeitura de Ji-Paraná funcionará 24 horas por dia, e vai oferecer espaço mais amplo, moderno e equipado com aparelhos de alta tecnologia, para gerar resultados mais precisos e rápidos.

“Estamos diante de um sonho, que ficou para trás, deixou de ser apenas um sonho e hoje é uma realidade. Desde que assumi, sempre coloquei a saúde de Ji-Paraná como prioridade e é assim que vamos seguir trabalhando, trazendo mais dignidade à nossa população”, garantiu Isaú Fonseca.

A secretária municipal de Saúde (Semusa), Wanessa Oliveira e Silva, destacou a importância do novo laboratório para a melhoria do atendimento prestado aos pacientes do Hospital Municipal, diminuindo o tempo de espera para a realização e resultados de exames, incluindo procedimentos mais complexos, para pacientes internados na unidade de tratamento intensivo (UTI).

“Em 1 ano e 9 meses, a gestão municipal entregou a Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva [UPA do 2º Distrito], os dez leitos de UTI e, agora, o novo laboratório. Em breve, também vamos inaugurar o Centro de Diagnóstico por Imagens e a Central de Regulação de Urgência [CRU] do SAMU”, afirmou Wanessa.

A antiga unidade funcionava na rua Porto Velho, em frente à Escola Estadual Professor José Francisco, em uma estrutura alugada. Em 2020, foram realizados cerca de 70 mil exames laboratoriais. No ano seguinte, o número subiu para 133 mil e, de janeiro a setembro de 2022, foram promovidos mais 145 mil testes, um aumento de aproximadamente 110%.

“A nossa antiga estrutura não estava mais comportando a demanda de exames do Hospital Municipal. Havia uma solicitação para ampliação do laboratório, desde 2012, e que agora finalmente saiu do papel. Teremos um espaço amplo, com aparelhos modernos, que possibilitará mais de 15 mil exames por mês”, destacou o diretor do laboratório do HM, Jovano Aparecido de Paulo.

O novo laboratório do Hospital Municipal é totalmente equipado, com aparelhos modernos, salas climatizadas e conta com corpo de servidores composto por seis bioquímicos, dez técnicos, seis auxiliares, quatro auxiliares administrativos e um administrador.

“Temos um grupo de profissionais capacitados e prontos para atender a demanda do Hospital Municipal. Esse era um antigo sonho da população, e também dos servidores do HM, que agora se tornou realidade”, comemorou Relrisson de Souza Soares, gerente-geral do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), órgão responsável pela administração do hospital.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca, os vereadores Lorenil Gomes e Joziel Carlos de Brito, o diretor-geral do HM, Diogo de Souza Oliveira, os secretários municipais Jônatas França (Semad), Rui Vieira (Semg), Pedro Cabeça Sobrinho (Semplan), Volnei Inocêncio (Semictur), Ivanilson Pereira Araújo (Semed), Penha Nardi (Semdae), e os chefes da Corregedoria Geral do Município (COGER), Armando Reigota Filho; e do Instituto de Previdência dos Servidores de Ji-Paraná (Ipreji), Agostinho Castelo Branco Filho, também participaram da cerimônia.