carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMAGRI SEMUSA

População participa de ação com vacinação e testes rápidos no Feirão

A ação aconteceu nesta quinta-feira, com atendimento das 18h às 21h

A população que visitou o Feirão do Produtor Rural Robson Guimarães, na noite desta quinta-feira (25), também teve a oportunidade de receber vacinas e testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os atendimentos foram promovidos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semusa) e de Agricultura e Pecuária (Semagri), das 18h às 21h.

Feirantes, consumidores e visitantes do Feirão puderam se vacinar contra a Covid-19, gripe (Influenza) e poliomielite, a última voltada às crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) além de realizar os testes para diagnósticos de sífilis, HIV e as hepatites B e C.

“Tivemos uma boa adesão do público, especialmente no imunizante contra a pólio. Queremos agradecer a cada um dos pais que compareceram e levaram seus filhos para receber a vacina. Somente assim vamos garantir que Ji-Paraná continue sem casos de poliomielite”, garantiu Verediany Nascimento Araújo, diretora da Gerência de Vigilância em Saúde (GVS) da Semusa.

Com o sucesso da ação, a ideia é que novos pontos de atendimentos sejam montados, em locais estratégicos, visando aumentar a cobertura vacinal da população e também ampliar o diagnóstico precoce das ISTs.

“Vamos estudar a possibilidade de levar essas ações para o Cedel-BNH ou para praças de grande movimentação, como é o caso da praça do bairro Jardim dos Migrantes. Nossa intenção é facilitar o acesso do público aos serviços que são ofertados pela Semusa”, explicou Wanessa de Oliveira e Silva, secretária da pasta.

Além das ações pontuais, realizadas no Feirão do Produtor, em supermercados ou em outros pontos específicos, a vacinação contra a gripe e Covid está disponível nas dez unidades básicas de saúde (UBSs), de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 13h.

Os testes rápidos para detecção das ISTs podem ser realizados na Divisão de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) e nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. O tratamento é oferecido gratuitamente no SAE-IST.