carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Palestra aborda cânceres de boca, mama e do colo de útero com idosos no CCI

Em torno de 8% da população idosa mundial possuem risco iminente da doença bucal

 

A palestra Prevenção não tem idade abordou a necessidade de precaver os cânceres de boca, mama e colo de útero em pessoas idosas. Mais de 50 pessoas, com idade acima de 60 anos, participaram do evento no Centro de Convivência do Idoso (CCI) em parceria com o Hospital do Amor de Ji-Paraná.

O câncer de boca atinge em torno de 8 % da população mundial, segundo dados obtidos pelo Hospital do Amor. O câncer é o nome dado para mais de 100 doenças malignas que possuem o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos no corpo humano.

A médica do Hospital do Amor de Ji-Paraná, Brenda Naconechny, afirma que pessoas com mais de 35 anos, que são fumantes, ex-fumantes há pelo menos 20 anos, ou com lesões suspeitas com mais de 15 dias, possuem risco eminente (clinicamente) de desenvolver essas doenças.

Segundo a enfermeira do Hospital do Amor, Adriane Cardoso, a população idosa está entre os grupos de risco, ainda mais se já foi, ou é fumante. “A melhor forma de prevenir é manter uma boa alimentação, praticar exercícios, evitar bebidas alcoólicas e não fumar. Mesmo que a pessoa tenha deixado de fumar, a nicotina demora mais de 20 anos para sair do corpo”, afirmou Cardoso.

O CCI promove ações diretamente para pessoas acima de 60 anos, com atividades dançantes, exercícios físicos, jogos de mesa, oficinas de pintura em tela e tecido, e rodas de conversas com psicólogos. O Centro é administrado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Cardoso afirma que mulheres acima de 69 anos, ainda podem realizar a mamografia e o exame preventivo do colo do útero. O Hospital do Amor disponibiliza agendamento pelos telefones 69 3411-6600 ou 69 3411-6617.