carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Pacientes imunossuprimidos já podem receber a quarta dose da vacina

Reforço pode ser aplicado com quatro meses de intervalo da terceira dose

 

Pacientes imunocomprometidos, com idade a partir de 12 anos, já podem receber a quarta dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou a aplicação do reforço com intervalo de quatro meses entre a terceira dose.

A vacinação está disponível nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A população também poderá se imunizar no Supermercado Irmãos Gonçalves, no bairro 2 de Abril, nesta segunda-feira (14), das 16h às 20h, e no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, na quinta (17), das 18h às 21h.

Conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, o reforço deve ser aplicado quatro meses depois da terceira dose do esquema primário. Apenas a vacina da Pfizer poderá ser usada nesses casos. A vacina também é a única que pode ser recebida por adolescentes com imunossupressão no esquema primário.

“É importante ressaltar que, para receber a vacina, os imunossuprimidos devem apresentar documento médico comprobatório, como laudo ou outros documentos que comprovem a condição. Por enquanto, a quarta dose ainda não está disponível para os demais públicos”, explicou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

No grupo dos imunocomprometidos, estão as pessoas que vivem com HIV/Aids, pacientes em tratamento quimioterápico ou em hemodiálise, pessoas com imunodeficiência primária grave ou pacientes que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco. Pessoas que fazem uso de corticoides em doses superiores a 20 miligramas ao dia ou que usam drogas modificadoras da resposta imune também podem se imunizar.