carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de janeiro de 2024

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Mutirão pré-natal odontológico atende 65 gestantes em Ji-Paraná

Atendimentos ocorreram nas UBSs e no CEO do L1 Maringá 


O primeiro Mutirão de Pré-Natal Odontológico de 2024 atendeu 65 gestantes, sexta-feira (26), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Km 5, José dos Santos e São Bernardo, e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao L1 Maringá. A ação foi promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

 

O coordenador de Saúde Bucal do DAB, Willian Pereira Dantas, informou que a ação é para o acompanhamento da saúde bucal dessas mulheres. Ele reforçou que, dependendo da condição, as pacientes são agendadas para o próximo mês, e que o indicado é que elas compareçam a cada três meses e após o nascimento do bebê.

 

 

“O nosso objetivo é mobilizar as mulheres grávidas, em qualquer período gestacional, para que tenham o acompanhamento correto. A saúde bucal é fundamental para a formação da criança e qualidade de vida da mãe. Mesmo que elas não realizem o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Semusa dispõe do serviço odontológico para atendê-las”, concluiu o coordenador.

 

No mutirão, a avaliação é voltada para o diagnóstico de gengivite e doença periodontal e se há necessidade de tratamento, orientações sobre higiene bucal da gestante e do bebê, tratamentos durante a gestação, hábitos alimentares, e demais assuntos odontológicos durante a gravidez.

 

O próximo mutirão está agendado para o dia 28 de março, nas mesmas unidades de atendimento deste primeiro trimestre. Está previsto pelo cronograma da Semusa, mais três ações itinerantes para atender aproximadamente 800 gestantes. 

 

Texto: Gabriela Suematsu
Fotos: Junior Caju