carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Mais de 60 testes rápidos são realizados em ação noturna do Julho Amarelo

Atendimentos aconteceram no Posto Nortão BR, na noite de quinta-feira

Caminhoneiros, motoristas e pedestres que passaram pelo Posto Nortão BR (2º distrito), na noite desta quinta-feira (28), tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e receber as vacinas contra Covid e Influenza (gripe). Na ação, realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram feitos mais de 60 exames.

Os atendimentos noturnos fazem parte da programação do município para a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais. Eles foram uma parceria entre a Divisão de Vigilância Epidemiológica e a Divisão de Imunização, com o Posto Nortão e a Faculdade Estácio-Unijipa.

No total, foram realizados 68 testes rápidos para a detecção das hepatites B e C, HIV e sífilis, também foram administradas cerca de 70 doses das vacinas contra a Covid e gripe. Os casos que testaram positivo foram encaminhados ao atendimento médico, no próprio local, e os pacientes já receberam os pedidos para os exames complementares e orientações sobre o tratamento.

“Tivemos uma boa receptividade dos caminhoneiros e motoristas que passaram pelo local, além dos próprios servidores do Posto Nortão, que também participaram da ação. Nossa intenção foi levar o atendimento preventivo de Saúde ao maior número de pessoas”, explicou a enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Marcia Gisele Peixoto.

A campanha Julho Amarelo tem o objetivo de realizar o rastreio de casos de hepatites B e C, por meio dos testes rápidos, ampliando também a prevenção e o diagnóstico precoce dos casos.

O resultado da testagem rápida fica pronto em poucos minutos e o tratamento para hepatites virais e outras ISTs são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Ji-Paraná, no Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST).