carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Mais de 60 gestantes são atendidas em mutirão de pré-natal odontológico

O evento também contou com palestras de psicóloga e assistente social

Mais de 60 gestantes foram atendidas pelo Mutirão de Atendimento Odontológico Pré-Natal, realizado, na sexta-feira (29), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O balanço foi divulgado nesta segunda (1º), pela equipe de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Além das consultas odontológicas, as futuras mamães receberam atendimento multiprofissional, com palestras informativas com as nutricionistas Stéphanie Oliveira Cavalcante e Cácia Cândida Gomes e a assistente social Marta Izabel Hashimoto de Medeiros. Foram debatidos temas como alimentação saudável na gestação, planejamento familiar e educação dos filhos.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do DAB, Willian Pereira Dantas, um novo mutirão deverá ser realizado entre os meses de agosto e setembro, com a expectativa de atender cerca de 50 gestantes.

A Semusa já realizou duas edições da ação e, com os mutirões, a pasta pretende ampliar o atendimento pré-natal na rede pública de saúde. A iniciativa deve ocorrer de três a quatro vezes ao ano. A mobilização é destinada às gestantes, em qualquer período de gravidez, mesmo que não estejam fazendo o pré-natal pelo SUS.

“O atendimento no mutirão é promovido pela equipe Saúde Bucal do DAB, em livre demanda, realizando a entrevista com os pacientes e o exame físico de todos os tecidos da boca, com a identificação de risco à saúde bucal das gestantes. Posteriormente, é feito o agendamento para início de tratamento na UBS de referência”, detalhou o coordenador.

Foram abordados temas como o diagnóstico de gengivite e doença periodontal e necessidade de tratamento, orientações sobre higiene bucal da gestante e do bebê, tratamentos durante a gestação, hábitos alimentares, entre outros assuntos relacionados à saúde odontológica durante a gravidez.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes realizem, ao menos uma vez, a consulta odontológica durante o pré-natal. Neste momento, é de extrema importância executar atividades de educação, promoção da saúde e também de prevenção de agravos, relacionados à própria saúde e a do bebê.