carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

31 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Mais de 200 pessoas participaram da campanha contra a raiva

Em dois sábados, 17 mil animais foram vacinados contra a doença

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, realizada em dois sábados, nos dias 8 e 22 de outubro, contou com a participação de mais 200 pessoas, entre voluntários e servidores da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Cerca de 17 mil cães e gatos foram imunizados contra a doença.

A diretora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Semusa, Vanda Aparecida Basso, agradeceu o empenho e a dedicação de todas as pessoas envolvidas na campanha contra a raiva.

“Realizamos um chamamento, convocando os voluntários para nos auxiliares na execução da campanha. Tivemos uma grande adesão e quero agradecer a todos que participaram, especialmente às universidades que incentivaram seus alunos a colaborar com a campanha”, reconheceu Vanda.

Somados os dois sábados, 17.736 cães e gatos receberam a vacina contra a raiva, doença classificada pelo Ministério da Saúde como uma zoonose de alto risco, por ser transmissível aos seres humanos e que não tem cura. A única maneira para prevenir a doença, em animais e humanos, é a vacinação de cães e gatos.

“Foram dois dias intensos de trabalho e contamos com a dedicação de todos, os voluntários e nossos servidores. Graças ao trabalho e o esforço de cada um conseguimos vacinar esse número expressivo de animais, superando a marca de 17 mil cães e gatos imunizados”, destacou a médica veterinária da UVZ, Thalia Domingos de Pinho.

FOTOS: André Negrete