carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Mais da metade das escolas municipais já realizou o Prajipa

Das 20 unidades, 11 já receberam a visita de aplicadores

 

Das 20 escolas que ofertam o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, em 11 já foram aplicadas as avaliações do Projeto de Recomposição da Aprendizagem para Ji-Paraná (Prajipa), desenvolvido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Prajipa é referência para outros municípios rondonienses.

Iniciada em 8 de agosto, a avaliação tem tido a participação de toda a equipe técnica da Semed, que envolve a elaboração, impressão e aplicação em 20 das 34 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Nesta semana, as escolas rurais Pérola (localizada na Linha 98, Setor Riachuelo), Professor Edson Lopes (Linha 20, Setor Itapirema), Antônio Prado (Linha 206, Setor Ouro Preto do Oeste) e Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G), foram as primeiras a receber a visita dos técnicos da Semed para aplicar a avaliação do Prajipa.

Agora totalizando 11 escolas do Ensino Fundamental, mais da metade do total das unidades que receberão a aplicação, sendo 7 das 11 escolas da área urbana e 4 das 9 escolas da área rural. A previsão, segundo cronograma de aplicações, é que a avaliação do Prajipa seja aplicada em todas as escolas do Fundamental até o próximo dia 31.

De acordo com a equipe técnica da secretaria, a avaliação processual que está sendo aplicada na rede funciona como um raio-X do ensino e da aprendizagem em sala de aula. O objetivo, segundo a equipe, é mensurar o aprendizado para garantir um ensino eficiente nas escolas públicas municipais.

Esta é a segunda avaliação aplicada pelo Prajipa. A primeira, no início do ano letivo, serviu como diagnóstico da aprendizagem dos alunos durante os dois anos de aulas remotas ou híbridas por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19).