carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Mais 18 computadores são entregues na Unidade de Pronto Atendimento

Remessa faz parte dos 80 aparelhos destinados à informatização da Saúde

Mais 18 computadores foram entregues, na manhã desta terça-feira (28), na Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito). Na semana passada, outros 25 aparelhos foram entregues no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz.

As duas remessas fazem parte dos 80 computadores adquiridos com emenda parlamentar de R$ 80 mil, da deputada federal Mariana de Carvalho, com intermédio da vereadora Juscelia Dallapicola, e contrapartida da Prefeitura de Ji-Paraná, de R$ 240 mil.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca, participou da cerimônia de entrega dos computadores à UPA do 2º Distrito e destacou o empenho de todos para o reforço à Saúde do município.

“É um trabalho que contou com a colaboração de todos, da vereadora Juscelia, que solicitou os aparelhos, da deputada Mariana, que destinou a emenda, e do Prefeito Isaú Fonseca, que disponibilizou a contrapartida do município e agiu rápido na aquisição dos aparelhos”, afirmou o presidente da Casa de Leis.

O Prefeito Isaú Fonseca ainda ressaltou que os novos aparelhos possibilitarão o processo de informatização dos atendimentos nas unidades de atendimento médico do município. Além da UPA e HM, os computadores serão entregues às demais unidades do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“Os médicos, anteriormente, sofriam com receitas e prontuários feitos no papel. Agora, com o reforço destes computadores, o processo será informatizado, agilizando e facilitando o atendimento aos pacientes, que é nossa principal preocupação”, garantiu Isaú.

A UPA do 2º Distrito foi inaugurada no fim de dezembro e, desde então, cerca de 50 mil atendimentos de urgência e emergência já foram realizados na unidade. A secretária de Saúde de Ji-Paraná, Wanessa Oliveira e Silva, lembrou que a UPA atende moradores do perímetro urbano, zona rural e até mesmo municípios vizinhos.

“A UPA surgiu como solução para desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Municipal. Foram mais de 50 mil atendimentos, em pouco mais de seis meses de funcionamento. Esse número só foi alcançado graças à dedicação de cada um dos servidores da UPA”, celebrou Wanessa.

O DMAC é o departamento responsável por gerir o Hospital Municipal, UPA do 2º Distrito, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Materno Infantil (Creami), o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) e demais unidades de atendimento especializado.

O secretário-adjunto da Semusa, Ivo da Silva, o diretor do DMAC, Relrisson de Souza Soares, e a diretora da UPA do 2º Distrito, Elen Sampaio Leandro, também participaram da cerimônia de entrega dos computadores.