carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMED

Ji-Paraná sedia formação regional do PAIC em parceria com o TCE-RO

Evento é voltado a gestores, professores e coordenadores de 11 municípios

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, entre os dias 14 e 16, o primeiro encontro regional presencial do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), do Bloco III, que reúne representantes de Ji-Paraná e mais 10 municípios circunvizinhos. A abertura oficial do evento aconteceu, na quarta-feira (14), no auditório da Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela.

Foram convidados para a abertura da Formação Presencial do PAIC-Bloco III, 11 secretários municipais de Educação, 11 coordenadores do PAIC, 43 gestores escolares das escolas de tratamento, três consultoras e dois conselheiros do TCE-RO. O secretário de Educação de Ji-Paraná, Ivanilson Araújo, representou o Prefeito Isaú Fonseca na cerimônia.

As formações presenciais promovidas pelo PAIC é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em cooperação com as redes municipais de ensino, com o objetivo de melhorar os resultados educacionais, com foco na alfabetização. Também faz parte das parcerias, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

A Formação Presencial do PAIC-Bloco III está sendo dividida em quatro turmas, nos períodos matutino e vespertino, em dois locais distintos (no auditório da Semed e no auditório da Escola Jovem Vilela).

Hoje, quinta-feira (15), a responsável pelas turmas 1 (pela manhã) e 2 (à tarde) é a professora Fabiane Brito. A formação é voltada para professores das escolas de tratamento de Ji-Paraná e mais três municípios, um total de 103 servidores. A professora Shirley Ferrari é a responsável pela formação de supervisores e coordenadores pedagógicos de todas as redes municipais, que acontece no período vespertino.

Amanhã, sexta-feira (16), as professoras Fabiane e Shirley trabalham com os professores das escolas de tratamento dos municípios restantes, pela manhã e à tarde. No encerramento do evento, acontece reunião técnica com equipes de todas as redes municipais.

“A alfabetização é um direito de todos. Ser alfabetizado na idade certa não só garante uma boa aprendizagem aos estudantes como o acesso a informações que possibilitarão a eles melhores oportunidades tanto na vida pessoal quanto profissional. Só temos a agradecer por essa parceria com órgãos governamentais como o Tribunal de Contas do Estado”, destacou Ivanilson Araújo.