Carregamento abastece hospital, UPA e farmácias básicas
Um carregamento com mais de 120 mil comprimidos de dipirona sódica foi entregue à Prefeitura de Ji-Paraná para abastecimento do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) e das duas farmácias básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
De acordo com a gerente-geral de Assistência Farmacêutica da Semusa, Kamila dos Santos Santana, a remessa é suficiente para atender à demanda do Hospital Municipal, UPA e das farmácias básicas de Ji-Paraná. Ela ainda destacou que o medicamento já está à disposição da população nas quatro unidades de atendimento.
“Mesmo com os laboratórios suspendendo a produção de alguns medicamentos, alegando a falta de matéria-prima, em nível nacional, a Prefeitura de Ji-Paraná conseguiu realizar a aquisição desses remédios, para reabastecer os nossos estoques”, afirmou Kamila.
Na última semana, o município chegou a passar por um desabastecimento de dipirona sódica, devido à falta de matéria-prima nos laboratórios fabricantes. A Prefeitura de Ji-Paraná tem empenhando mais 360 mil comprimidos e, desses, cerca de 180 mil já foram entregues.
“É importante ressaltar que o município comprou esse medicamento, mas o problema está no primeiro estágio, na fabricação. Os laboratórios estão enfrentando problemas com a falta de matéria-prima e, por isso, as empresas não conseguem fornecer os medicamentos às prefeituras. Mas, mesmo com as dificuldades, conseguimos entregar esses remédios para abastecimento das nossas farmácias”, comemorou Wanessa Oliveira e Silva, secretária de Saúde de Ji-Paraná.
—
FOTOS: André Negrete