carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMICTUR

Ji-Paraná recebe certificados do Ministério do Turismo

Município integra programação do Mapa do Turismo Brasileiro

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, recebeu, nesta sexta-feira (7), os certificados de reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que atestam que o município integra o Mapa do Turismo Brasileiro. Os documentos comprobatórios foram obtidos pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), junto ao Ministério do Turismo.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento do Ministério de Turismo. Saber que, agora, nossa história e nossas atrações turísticas serão conhecidas, toda vez que alguém buscar informações sobre o nosso município, é muito importante. Essa é uma decisão que também vai beneficiar os empresários que querem investir aqui”, afirmou Isaú Fonseca.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. “Essa conquista é fundamental para avançarmos em muitos projetos”, avaliou Volnei Inocêncio, secretário da Semictur.

Segundo ele, a criação do Comtur, em 9 de abril e posse dos conselheiros no dia 19 de maio de 2022, com a consequente inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro, vai possibilitar que mais recursos cheguem por meio de emendas parlamentares. “Essa é uma das principais das exigências para a vinda de investidos em Ji-Paraná”, garantiu.

O titular da Semictur explicou que a certificação deverá abrir muitas portas. “O Prefeito Isaú Fonseca já se prontificou a expandir as opções de turismo explorando os recursos naturais, principalmente os rios, e o etnoturismo que vai explorar costumes e a cultura dos povos indígenas da Terra Indígena Igarapé Lourdes”, admitiu.

Sirley Arara, representante indígena no Comtur, avaliou que a iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná dá visibilidade aos povos indígenas. “Agora, nós sentimos que fazemos do município e participamos de decisões que afetam nossa comunidade”, assegurou. A TI Igarapé Lourdes ocupa da 26% área total do município

Na reunião de entrega dos certificados, Isaú Fonseca sugeriu que a prefeitura promovesse, sempre no mês de abril, os primeiros jogos indígenas municipais. “Vamos dar voz e vez aos povos indígenas de Ji-Paraná e região, começando as atividades esportivas, respeitando seu valores étnicos e tradições”, confirmou.