carregando...

23 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMED

Ji-Paraná participa da 1ª reunião presencial do GAEPE-RO

Outros encontros aconteceram por meio de plataforma digital

A Prefeitura de Ji-Paraná foi representada pelo secretário municipal de Educação, Ivanilson Araújo, na 1ª Reunião Presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (GAEPE-RO), ocorrida em Porto Velho, nos dias 18 e 19 de agosto. O titular da Semed foi acompanhado pelos superintendentes de Ensino e Econômico, Alexandra Ortiz e Agnaldo de Jesus Martins, respectivamente.

O GAEPE é uma iniciativa pioneira coordenada pelo Instituto Articule em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) com participação de órgãos de controle e do sistema de justiça brasileiro, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), os Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO), Tribunal de Justiça (TJ-RO) e Defensoria Pública (DPE-RO).

O Gabinete oferece elementos técnicos aos gestores para fomentar a tomada de decisões estratégicas para a educação, criando um espaço de diálogo entre gestores, órgãos de controle e o sistema de justiça. Ele permite que todos estejam na mesma página e tenham a perspectiva sobre a realidade enfrentada para o desenvolvimento de políticas públicas.

A formação ocorreu no auditório da Escola Superior de Contas (ESCON) e abordou temas como conectividade, retorno ao ensino presencial, aumento de vagas em creches, critérios e legislação para eleição de gestores de unidades educacionais e qualidade na educação. E também o impacto financeiro no município, diálogo entre a Secretaria de Educação e órgãos reguladores, Programa de Alfabetização na Idade Certa(PAIC) e a Educação Inclusiva.

“Estamos vivenciando novos tempos em Rondônia. Tempos em que nós, gestores municipais, podemos contar com uma Corte, que antes de nos fiscalizar, nos mune com treinamentos e orientações que nos conduzem a um acerto maior e um número menor de erros. Fica nossa gratidão a toda a equipe formadora representada pelo presidente, Conselheiro Paulo Curi Neto”, reconheceu o secretário Ivanilson Araújo.

FOTOS: TCE-RO