Semasf atua diretamente nas políticas públicas de assistências sociais
Ji-Paraná é contemplado com o Selo Município Amigo da Família (SMAF) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A lista das cidades aprovadas foi divulgada, na terça-feira (22), no site do governo federal. Apenas 28, dos 5.570 municípios foram escolhidos na edição de 2022.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Família (Semasf), enviará representantes para uma solenidade, em Brasília, para receber a certificação no dia 8 de dezembro de 2022.
O SMAF tem a finalidade de fomentar e adotar políticas públicas familiares nos municípios brasileiros para fortalecer os vínculos familiares em seu território. A Semasf atua nas propostas principais de execução com o Programa Famílias Fortes, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Programa Criança Feliz, Mães Solo e outros.
Segundo a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, o município de Ji-Paraná é referência nacional em assistência social. “É uma conquista muito importante esse selo que valida as políticas públicas implementadas em nosso município. Além da certificação, vamos receber um recurso de R$ 110 mil para aplicar nas ações em andamento”.
O prazo do edital para participação do SMAF foi de 14 de fevereiro a 26 de setembro de 2022, e apenas dos pouco mais de 30 municípios com as inscrições válidas e que tenham apresentado a documentação comprobatória foram submetidos ao processo de avaliação. O selo é válido por um ano.
Ana Maria Santos Vizeli reforçou que mais de 40 programas e projetos são desenvolvidos pela pasta. “Atendemos mais de 15 mil famílias do Cadastro Único (CadÚnico), realizamos diversas frentes de trabalho nas quatro unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), formamos parcerias com instituições de ensino e filantrópicas para o fortalecimento e assistência das pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica”, pontuou.
Os municípios aprovados foram Ji-Paraná (RO), São Gonçalo do Amarante (CE), Currais Novos (RN), Riacho da Cruz (RN), Santa Cruz (RN), Ingá (PB), Caruaru (PE), Pedra (PE), Catende (PE), Sinop (MT), São Gabriel do Oeste (MT), Boa Esperança (MG), Planura (MG), São Gonçalo do Abaeté (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Pompeia (SP), Florínea (SP), Carapicuíba (SP), Rio Claro (SP), Jundiaí (SP), Valinhos (SP), Barueri (SP), Guararapes (SP), Itapoá (SC), Forquilhinha (SC), São João Batista (SC), Santiago (RS), Tupanciretã (RS).
—
FOTOS: André Negrete