carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Ji-Paraná confirma a implantação de cursos de medicina

Centro Universitário São Lucas anunciou a criação das vagas

O curso de medicina agora é realidade em Ji-Paraná. Com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, o Centro Universitário São Lucas – AFYA anunciou, na terça-feira (22), a implantação do curso e a criação de 28 vagas anuais na instituição de ensino superior.

Além do São Lucas Ji-Paraná, o MEC também aprovou a criação do curso de medicina na Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio Unijipa) e na Faculdade de Medicina de Ji-Paraná, totalizando mais de 100 vagas anuais.

Os trabalhos para implantação do curso de medicina na segunda maior cidade de Rondônia começaram em 2009, em um esforço conjunto das universidades com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“É uma trajetória que não foi iniciada ontem. É uma caminhada que foi consolidada ao longo dos anos, para que pudéssemos fazer esse anúncio. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo do Centro São Lucas Ji-Paraná, da Semusa, Câmara de Vereadores e do Prefeito Isaú Fonseca”, afirmou Rosângela Kiekow da Rosa, reitora-geral do Centro São Lucas – AFYA.

O Prefeito Isaú Fonseca comemorou a chegada do curso de medicina e afirmou que a formação também resultará no reforço da Saúde pública. Os alunos que se graduarem na instituição poderão trabalhar em Ji-Paraná.

“Melhor que sonhar, é poder realizar! Hoje, Ji-Paraná está realizando um grande sonho, de poder contar com o curso de medicina em nosso município. Ele também irá beneficiar a população, pois iremos conseguir trazer mais qualidade à nossa Saúde”, declarou Isaú.

As vagas para participar do vestibular já estão abertas e os candidatos podem se inscrever pelo site (facamedicina.afya.com.br/sao-lucas-ji-parana). O ingresso dos alunos pode ser feito pelo vestibular do Centro São Lucas ou por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O vestibular acontece no dia 29 de maio e as aulas começam no dia 2 de agosto. O curso chega ao município com avaliação 5,0 do Ministério da Educação, nota máxima do MEC.

A reitora Rosângela Kiekow explicou que serão oferecidas 28 vagas anuais, além das vagas destinadas aos beneficiários do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

No dia 18 de março, o MEC publicou, no Diário Oficial da União, a portaria autorizando a implantação do curso em Ji-Paraná. Antes da autorização, o ministério realizou uma série de vistorias técnicas nas unidades de saúde da Semusa e também na estrutura da universidade.

“Vamos continuar trabalhando em parceria, com toda estrutura fornecida pelo Centro São Lucas, sempre contanto com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, inclusive na residência médica dos graduandos, que poderá ser feita nas unidades da Semusa”, garantiu Wanessa de Oliveira e Silva, secretária de Saúde de Ji-Paraná.

Após o anúncio oficial, realizado no gabinete da Semusa, a reitora-geral do Centro São Lucas Ji-Paraná convidou o prefeito para participar de um tour guiado pela instituição de ensino. Isaú conheceu a estrutura que foi montada para receber os alunos do curso de medicina.

O Centro São Lucas Ji-Paraná conta com infraestrutura laboratorial completa, com dois laboratórios de multiuso, dois laboratórios multidisciplinares, laboratório de técnicas cirúrgicas e outros dois laboratórios de anatomia.

A universidade também oferece salas de simulação realística com estações de simulação com simuladores de tecnologia de ponta, além de consultórios para simulação e atendimento e salas de descanso dos alunos.