carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMED

Ji-Paraná começa a aplicar as avaliações do Saero

Provas serão para turmas do 2º, 5º e 9º anos

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começou nesta terça-feira (8), a aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), em 20 escolas do ensino fundamental das áreas rural e urbanas. Serão avaliadas todas as turmas de 2º, 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino (RME).

O Saero teve início em 2012 e foi realizado na Rede Estadual de Ensino (REE) até 2016. Neste ano, o sistema de avaliação passou a ser desenvolvido nas escolas públicas estaduais e municipais com turmas de 2º ano, com o intuito de apresentar os resultados ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Nele, foram incluídas as turmas do 5º ano, para compor subsídios na política de cooperação em razão do Índice de Desempenho Educacional de Rondônia (Idero); e com as turmas de 9º ano, para acompanhamento pedagógico tanto da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) quanto do município.

De acordo com técnicos da Superintendência de Ensino da Semed, responsáveis pela aplicação das avaliações nas escolas municipais, na terça, quarta e quinta-feira ocorrerão as avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e mais 68 questões socioeconômicas dos estudantes estarão sendo aplicadas em todas as 9 escolas da área rural e 11 escolas da área urbana do ensino fundamental.

Segundo o cronograma de aplicação das avaliações da área rural, nesta terça-feira pela manhã, serão aplicadas as avaliações de Língua Portuguesa para as turmas de 2º ano e no período vespertino as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática paras as turmas de 9º ano. Na quarta-feira (9), as mesmas turmas de 2º ano farão as avaliações de Matemática e quinta-feira (10) serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 5º ano.

Na área urbana, a aplicação das avaliações do Saero, nas turmas de 2º e 5º anos das 11 escolas da rede municipal, será de acordo com a disponibilidade dos aplicadores, todos técnicos da própria Semed. Porém, as avaliações devem ser feitas dentro do mesmo período que nas escolas da área rural, ou seja, de terça a quinta-feira desta semana.

“A secretaria pretende utilizar os resultados das avaliações do Saero para avaliar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal no Programa de Recuperação da Aprendizagem para Ji-Paraná, o Prajipa. Assim, não haverá a necessidade de realizarmos novas avaliações destas turmas, que já estão sendo avaliadas”, explicou Alexandra Ortiz, superintendente de Ensino da Semed.

FOTOS: Arquivo Semed