carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMFAZ

IPTU pode ser pago com desconto até 11 de julho

Ainda há opção de parcelar o imposto em até quatro vezes

O contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxa da coleta de lixo tem até 11 de julho para fazer a quitação e se beneficiar do desconto de 10%, concedido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). A novidade, em 2022, é a transferência do valor via PIX.

Outra opção é o parcelamento do valor do imposto em até quatro vezes (iguais e sucessivas). Neste caso, o contribuinte não será beneficiado com o desconto de 10%, como no pagamento à vista. A primeira parcela também vence em 11 de julho, e as demais podem ser pagas em 10 de agosto, 12 de setembro e 10 de outubro.

Os carnês para pagamento foram enviados pelos Correios. Contudo, também é possível imprimir as guias acessando o site da prefeitura ou pessoalmente na Gerência Geral de Arrecadação (GGA), na Subprefeitura, no prédio do antigo Fórum Hugo Auler, avenida Ji-Paraná, bairro Urupá, no 1º distrito.

Não será permitido o pagamento das guias do carnê de IPTU após a data do vencimento. Neste caso, o dono do imóvel deve emitir nova guia atualizada pelo portal da prefeitura ou GGA. A quitação pode ser feita via PIX, terminais eletrônicos (Banco do Brasil, Caixa e cooperativas de crédito) e casas lotéricas.

As isenções do imposto podem ser solicitadas pelos contribuintes que tiverem idade acima dos 64 anos, possuir apenas um imóvel na cidade e ter renda mensal abaixo de dois salários mínimos. É necessário o preenchimento de um formulário na Subprefeitura de Ji-Paraná.

A arrecadação do IPTU é utilizada para a manutenção dos serviços de infraestrutura, saúde, educação, segurança e outros setores necessários ao funcionamento da cidade. Ele serve, principalmente, para compor a receita tributária municipal ao lado do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).