carregando...

6 de abril de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMPLAN

Iniciadas obras de terraplanagem da Linha Itapirema

Empresa começa preparar via para a pavimentação

Em mais uma obra do Programa Poeira Zero, a Prefeitura de Ji-Paraná, com projetos e fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), iniciou a preparação para o asfaltamento da Linha Itapirema, setor rural. Os serviços serão executados pela Infra Destak Pavimentações Ltda, empresa vencedora da licitação.

As obras de asfaltamento da Linha Itapirema tiveram um primeiro trecho iniciado em 2015. Na ocasião, cerca de 500 metros de via rural receberem o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O trajeto a ser asfaltado é de mais 1.700 metros, começando do anel viário até a parte pavimentada, na Linha 08, facilitando o acesso à Escola Municipal Tupi.

A obra do novo trecho a ser pavimentado foi iniciada, na última semana, com a limpeza das laterais. Na quarta-feira (5), começaram os serviços de terraplanagem, com a escavação e nivelamento do solo. Todo trabalho é acompanhado por engenheiros da Semplan, responsável pela fiscalização da obra.

Para evitar problemas de possíveis alagamentos, em um trecho de aproximadamente 600 metros da via, será feito aterramento de 1 metro de altura. O serviço foi determinado pelo Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), atendendo apelo de moradores, que alertaram sobre os riscos. Além do aterro, serão instalados bueiros para drenagem das águas no período das chuvas.

A obra é executada com recurso garantido, por meio de emenda parlamentar do ex-senador Acir Gurgacz (PDT), em convênio firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura de Ji-Paraná, Governo de Rondônia e Caixa Econômica Federal. Além da pavimentação, o projeto prevê ainda os serviços de topografia, análise do solo, terraplanagem e drenagem, além da construção de galerias e bueiros.

Chico Limeira
FOTOS: Marcelo Morais