Capacitação do projeto foi realizada com equipes do HM e da UPA
Os profissionais do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz e da Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) participaram de um treinamento do Projeto Lean nas Emergências. A capacitação foi promovida pela Associação Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, as equipes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e os diretores do Hospital Municipal e da UPA do 2º Distrito participaram da capacitação do Projeto Lean nas Emergências.
“Os profissionais participaram da capacitação e, consequentemente, eles poderão se interessar em buscar novas técnicas e maneiras de gerar melhorias no atendimento de emergência. O que foi aprendido no treinamento poderá ser compartilhado com os demais profissionais, contribuindo com um ambiente hospitalar de qualidade”, explicou o diretor-geral do HM, Diogo de Souza Oliveira.
O treinamento visa a implantação do projeto, em Ji-Paraná, instruindo os profissionais da Saúde sobre a história do método, como ele funciona em cada etapa e quais as missões para iniciar a metodologia nas unidades de atendimento de urgência e emergência.
O Projeto Lean nas Emergências utiliza alguns princípios e técnicas operacionais, para reduzir o desperdício de recursos, melhoria da qualidade no atendimento e a maximização do valor entregue às unidades de Saúde.
Segundo A Beneficência Portuguesa, o Lean tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências em UPAs, hospitais públicos e unidades filantrópicas em todo o país. A fase de treinamento tem duração de seis meses, em média. Após esse período, a unidade é acompanhada por mais 12 meses, para a sustentação dos resultados.
—
Marco Bernardi
FOTOS: Marcelo Morais