carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Hospital Municipal promove curso de ventilação mecânica

Treinamento é realizado em parceria entre Sesau e o Cetas

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da Prefeitura de Ji-Paraná passam por um curso de ventilação mecânica em pacientes adultos, no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, promovido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde de Rondônia (Cetas-RO).

O treinamento teve início na segunda (10) e terça-feira (11), com as aulas teóricas. O conteúdo teórico da capacitação está sendo realizado nesta sexta-feira (14), no HM, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O curso é ministrado pelas professoras Cristiane Secundo e Samantha Campos.

“O objetivo é de que os profissionais tenham mais capacitação e noção de ventilação mecânica, buscando também dar mais segurança aos profissionais sobre como agir e como intervir corretamente em situações de urgência e emergência”, explicou Emanoela Rodrigues de Sousa, diretora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A ventilação mecânica é um procedimento que consiste no suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, ajudando as pessoas a respirarem quando elas não são capazes por conta própria.

“A ventilação mecânica, quando é administrada de maneira protetora e aliada ao tratamento clínico efetivo, corresponde em menor risco ao paciente. Por isso, o treinamento ensina a maneira correta para condução e manejo do procedimento, para que a ventilação seja realizada de maneira segura e efetiva”, garantiu o diretor-geral do HM, Diogo de Souza Oliveira.

FOTOS: Maria Elis