Hospital Municipal de Ji-Paraná serve mais de 1.200 refeições por dia
Hospital Municipal de Ji-Paraná serve mais de 1.200 refeições por dia
Linha de apoio: Incluindo café da manhã e outras cinco refeições durante o dia
O Hospital Municipal de Ji-Paraná Dr. Claudionor Couto Roriz (HM), com uma demanda superior a 20 mil atendimentos mensais, atende Ji-Paraná e outros 16 municípios da Região Central do Estado. É uma referência em Rondônia na adoção de novas tecnologias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento de excelência à população, com procedimentos dignos e humanizados.
A estrutura física do prédio, que no passado apresentava diversos problemas, recebeu atenção especial na atual gestão. Foram realizadas a troca de todo o telhado, a reforma do pronto-socorro e pronto-atendimento, a implantação de leitos de UTI, a reforma das alas de geriatria, clínica cirúrgica e maternidade.
O município também avançou na aquisição de mais de 200 camas elétricas, na implantação de uma usina de oxigênio, na criação de um pronto-socorro infantil, na implantação do Centro de Diagnóstico por Imagens, na construção do Laboratório de Análises Clínicas e do Banco de Leite Humano, além da aquisição de novas ambulâncias, contratação de técnicos, enfermeiros e especialistas médicos.
Esses investimentos dobraram o número de pacientes atendidos no HM nos últimos anos. Atualmente, mais de 1.200 refeições são servidas diariamente no hospital, abrangendo pacientes, acompanhantes e funcionários.
Os pacientes recebem alimentação diretamente nos leitos, com cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas, considerando as necessidades específicas de cada um. Já os acompanhantes e funcionários fazem as refeições no refeitório do hospital, com horários definidos.
O estoque de alimentos do HM está reforçado, e os cardápios são cuidadosamente planejados por uma equipe de nutricionistas.
“Sempre trabalhamos para garantir um atendimento de excelência à nossa população. Desde o início, quando assumimos a saúde, sabíamos que nossa jornada seria desafiadora, mas cumprimos tudo o que propusemos a fazer. Hoje, temos orgulho de termos a melhor saúde de Rondônia, reconhecida por uma premiação concedida pela Band Nacional”, afirmou Relrison de Souza, secretário de Saúde.
A diretora da divisão de nutrição do hospital, Alverina Sales, destacou o cuidado com os alimentos.
“Aqui no hospital, existem dois locais destinados ao armazenamento dos alimentos. Um é para os alimentos perecíveis, e o outro é exclusivo para estocar alimentos destinados aos pacientes nasoenterais, que seguem uma dieta específica para quem está impossibilitado de se alimentar via oral. Esses pacientes utilizam uma sonda para receber os nutrientes”, explicou.
As refeições servidas incluem:
- Café da manhã;
- Lanche às 9h;
- Almoço;
- Lanche às 15h;
- Jantar;
- Ceia às 20h.
O Hospital Municipal acolhe pacientes de 17 municípios da região Central do Estado. São mais de 20 mil pessoas atendidas mensalmente. Desde a chegada até a internação, todos os procedimentos são seguidos cuidadosamente, garantindo um atendimento digno e humanizado.
Texto: Alisson Fernandes