carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 de julho de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE

Formulário para Orçamento Participativo está disponível no site oficial

Iniciativa quer ouvir a opinião da comunidade para definir políticas públicas

Já disponível no site oficial da Prefeitura de Ji-Paraná,  (https://www.ji-parana.ro.gov.br), o link de acesso ao formulário para participar do Orçamento Participativo de 2024. São 15 perguntas que devem ser respondidas voluntariamente pelo cidadão.

As respostas ajudarão a estabelecer políticas públicas e a fazer o levantamento das necessidades de cada setor para discutir as prioridades de acordo com o orçamento do município. Elas vão de dados pessoais a que área, na opinião do cidadão, deve ser prioridade na administração.

Na área de Saúde, por exemplo, há o questionamento sobre a construção de mais unidades especializadas, unidades básicas de saúde, aquisição de equipamentos, treinamento de profissionais e funcionários. “Precisamos saber o que a população quer da administração pública”, afirmou o prefeito Joaquim Teixeira (PL).

“O Orçamento Participativo é um mecanismo governamental da nossa democracia que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre o que deve ou não deve ser feito por nós gestores públicos, para que haja o bem-estar social”, acrescentou o prefeito.

Ji-Paraná adotou a consulta on-line por questionário para alcançar o maior número de habitantes da cidade. Nele,  é possível indicar que tipo de investimento o cidadão considera mais importante, possibilitando ao gestor ter uma visão precisa das demandas da sociedade. Também será realizada uma audiência pública, aberta à população, com data a ser definida.

Os resultados serão tabulados, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, e as prioridades incorporadas ao orçamento, dentro das possibilidades financeiras da administração no período.

“No Orçamento Participativo, o poder de decisão é compartilhado com a população. Trata-se de um importante instrumento de transparência em que a vontade popular influencia nas prioridades da administração”, assegurou o titular da Semplan, Pedro Cabeça Sobrinho.

Texto: Jairo Ardull

Foto: Maria Elis