carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Farmácias básicas recebem mais de 200 mil medicamentos

Remédios já estão à disposição da população nas duas unidades

 

Um carregamento com mais de 200 mil medicamentos foi entregue à Prefeitura de Ji-Paraná para abastecimento das duas farmácias básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Mesmo com alguns laboratórios alegando falta de matéria-prima, o município conseguiu realizar a aquisição destes remédios.

Entre os medicamentos recebidos estão: dipirona 500 mg (67.920 unidades), ibuprofeno 600 mg (54.000 unidades), prednisolona 1mg/ml (150 frascos), levotiroxina 25, 50 e 100 mcg (25.170 unidades), metformina 500 mg (30.000 unidades), furosemida 40 mg (60.000 unidades), nortriptilina 25 e 50 mg (10.500 unidades).

De acordo com a gerente-geral de Assistência Farmacêutica da Semusa, Kamila dos Santos Santana, a remessa é suficiente para atender à demanda das duas farmácias básicas de Ji-Paraná.

“Mesmo com os laboratórios suspendendo a produção de alguns medicamentos, alegando a falta de matéria-prima, em nível nacional, a Prefeitura de Ji-Paraná conseguiu realizar a aquisição destes remédios, abastecendo os estoques das farmácias básicas”, afirmou Kamila.

Em março, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) enviou um documento ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alertando sobre as dificuldades que os municípios brasileiros estavam enfrentando para a aquisição de medicamentos hospitalares e pré-hospitalares.

“Todos os municípios do país estão enfrentando dificuldades para comprar medicamentos, mas, graças ao empenho da equipe da Semusa e do Prefeito Isaú Fonseca, conseguimos entregar esses remédios para abastecimento das nossas farmácias”, comemorou Wanessa Oliveira e Silva, secretária de Saúde de Ji-Paraná.

Os remédios já estão à disposição da população nas duas unidades. Para retirar medicamentos de uso contínuo, o paciente precisa apresentar receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.