carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de janeiro de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMOSP

Equipe da Semosp retira árvore que caiu sobre a pista da Monte Castelo

O trânsito na via ficou parcialmente interrompido durante os trabalhos

 

Uma árvore caída sobre a pista da avenida Monte Castelo, no bairro Jardim dos Migrantes (1º distrito), foi removida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), na manhã desta quarta-feira (11). Durante a retirada, o trânsito na pista foi parcialmente interrompido.

A árvore da espécie fícus media cerca de 12 metros de altura e foi plantada há cerca de 20 anos. Segundo a Semosp. O acidente aconteceu durante a madrugada desta quarta e a planta caiu devido às chuvas acumuladas nos últimos dias, que encharcaram e enfraqueceram o solo.

O trabalho para remoção durou menos de 2 horas e, após concluído, o tráfego na avenida Monte Castelo foi liberado normalmente. O secretário da Semosp, Rui Vieira de Souza, lembrou que a população pode solicitar a retirada de árvores caídas pelo número de telefone (69) 3416-4161.

O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Wendell Goulart, explicou que a fícus é uma espécie de planta que ficou popularizada no início dos anos 2000, mas que suas raízes podem trazer danos a tubulações e calçadas.

“A fícus é uma espécie exótica, originária da Ásia, que foi introduzida no Brasil no começo da década de 2000. Quando são plantadas diretamente no solo, fora de vasos, as raízes das árvores destroem galerias pluviais, calçadas e o que mais tiver pela frente, em busca de água e nutrientes. A sua seiva leitosa também pode provocar alergias e irritações em contato com a pele”, detalhou o coordenador.

FOTOS: Marcelo Morais