Plantio de mudas e visitas estão entre as atividades
A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) está organizando diversas ações para o mês de janeiro de 2023, visando sensibilizar a população de Ji-Paraná sobre como fazer o descarte correto do lixo, a proibição de queimadas e a importância da preservação do meio ambiente para garantir melhor qualidade de vida.
“Já fizemos o planejamento e, nas primeiras semanas do próximo mês, iniciaremos as atividades em vários bairros do município de Ji-Paraná. Neste ano, até o dia 27 de dezembro, registramos 580 denúncias de queimadas e 394 em terrenos baldios. E, recentemente, a nossa equipe realizou a manutenção na Área de Preservação Permanente [APP] do bairro Green Park [1° distrito]”, informou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Wendell Goulart, a equipe deve iniciar com o plantio de mudas nos bairros Jardim Aurélio Bernardi e Copas Verdes, recuperação de áreas degradadas, proteção de áreas com instalações de placas e conscientização sobre o descarte correto do lixo, que inicia com o acondicionamento adequado e separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico.
“A denúncia de sujeira em terreno baldio ou de queimada pode ser feita por meio de envio de foto para o número 3411-4204. A equipe recebe a denúncia, averigua a veracidade da informação e toma as medidas necessárias para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Outra forma de denunciar a queimada é por meio do aplicativo Guardiões do Meio Ambiente ou ligando para 3423-3791 Polícia Ambiental e 193 Corpo de Bombeiros”, informou.
—
FOTOS: André Negrete